Seguidores

10 de jul. de 2008

Hoje é comemora-se o dia mundial da Pizza


Hoje dia 10 de julho, comemora-se o Dia Mundial da Pizza. No Brasil e na Itália, a data será saudada de forma diversa: enquanto em Napoli a rainha Margherita será lembrada com raminhos de manjericão, mozarela e óleo de oliva, em Brasília as pizzarias pensam em trocar óleo de oliva pelo óleo de peroba.

Em função da pizza, Napoli e Brasília deviam ser decretadas cidades gêmeas. Foi em Napoli que nasceu a pizza. Em 1889, o pizzaiollo Rafaele Sposito preparou uma receita especial em homenagem ao rei Umberto e à rainha Margherita. Usou as cores da bandeira italiana (verde, vermelho e branco), correspondentes ao majericão, ao tomate e ao queijo branco. A rainha não só gostou do colorido, como também virou freguesa. Daí em diante, sempre que os napolitanos se metiam em encrenca (e não há gente mais briguenta no mundo do que os napolitanos), iam fazer as pazes na pizzaria do Rafaele.

Mais foi em Brasilia que a expressão,TUDO ACABOU EM PIZZA ganhou o Brasil, mas só foi definitivamente consagrada em Brasília, no sentido que conhecemos hoje, com a receita que estamos cansados de engolir: quando o processo da falcatrua é encerrado sem nenhuma solução e sem que ninguém seja punido.

2 comentários:

Adri disse...

Que judiaria ver uma pizza uma hora dessa... adorooooooooooo...

Thiago disse...

Ótimo blog!

Abraços
Thiago França
Pizzarias de Brasilia

o que você procura


LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Postagens populares

Arquivo do blog